O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve viu aprovados os projectos “Genoma Portugal – Plataforma Nacional de sequenciação e análise de genomas”, coordenado na UAlg por Ana Teresa Maia, e a “Plataforma Portuguesa de Bioimagem”, coordenada por Cláudia Florindo, passando a integrar o Roteiro Nacional de Infraestruturas Científicas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Ambos os projectos são resultados de consórcios que reúnem diversas universidades portuguesas, bem como reconhecidos institutos a trabalhar na área das Ciências da Saúde, entre os quais se destacam, a título de exemplo, o Instituto Gulbenkian Ciência e o Instituto Dr. Ricardo Jorge.
Recorde-se que o concurso para o Roteiro Nacional de Infraestruturas Científicas visa prestar apoio a um conjunto de infra-estruturas de interesse estratégico que podem ajudar a comunidade científica a desenvolver investigação de ponta em campos específicos, das ciências sociais às ciências da vida.
Reunidas as condições para o financiamento destes dois projectos, o CBMR passa assim a integrar o mapa científico nacional, oferecendo-lhe duas novas paragens. Assim, o projecto “Genoma Portugal” fomentará a investigação nacional e internacional na área do genoma, em campos como o dos cuidados de saúde, da concepção de novos fármacos, na exploração de recursos marinhos e na biotecnologia agroalimentar. Já o projecto “Plataforma Portuguesa de Bioimagem” potenciará o desenvolvimento de especialização e recursos na área da bioimagem, contribuindo para alargar os recursos tecnológicos existentes e, deste modo, captar investigadores nacionais e internacionais.
Mais informações sobre os projectos em: http://cbmr.ualg.pt/news/cbmr-is-now-part-of-the-portuguese-roadmap-of-research-infra-structures/