Para os imigrantes que desejam trocar a carta de condução de forma rápida e simples, a solução passa por fugirem do continente e irem em direção a uma ilha portuguesa. Os custos com viagem e estadia acabam por compensar, uma vez que no continente o tempo de espera frequentemente excede o prazo que evita a necessidade de fazer o exame prático.
Nos últimos tempos, centenas de imigrantes têm viajado para a Madeira com o objetivo de trocar a carta de condução.
Isto ocorre porque, ao contrário do continente, o processo na ilha é mais ágil e descomplicado.
Segundo a Antena 1, citada pelo ZAP, no continente, o tempo de espera é de cerca de 7 a 8 meses, enquanto na Madeira demora apenas 6 a 7 semanas.
A rádio pública revela ainda que os números são tão significativos que, até ao final de setembro, a Direção Regional de Transportes e Mobilidade Terrestre já tinha efetuado mais trocas de cartas de condução do que em todo o ano anterior.
A maioria dos que recorrem a esta alternativa nesta ilha portuguesa provêm de países asiáticos, e preferem arcar com as despesas de viagem e alojamento para obterem a carta mais rapidamente.
“Em Lisboa não há agendamento e o processo é demasiado demorado”, afirma à Antena 1 um imigrante indiano que trabalha como motorista numa plataforma de entregas.
“Tenho amigos que trabalham na Glovo e disseram-se para vir à Madeira porque aqui o processo é muito rápido. Tenho um amigo em Lisboa que já está à espera há um ano”, acrescentou.
A preocupação de quem chega ao país e precisa da carta para trabalhar é legalizá-la antes de ultrapassar o prazo que os isentaria do exame prático.
Conforme detalha o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), quem fixa residência em Portugal deve respeitar os seguintes prazos, a contar do dia em que obtém autorização de residência:
- Nos primeiros 90 dias, pode conduzir com a carta estrangeira, mas deve iniciar o processo de troca no IMT.
- Após os 90 dias iniciais e até 2 anos, pode solicitar a troca, mas já não pode conduzir em Portugal com a carta estrangeira.
- Após 2 anos, perde o direito de conduzir com a carta estrangeira e, para obter a carta portuguesa, é necessário passar por um exame prático.
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno