No ano em que se celebra o 110º aniversário da chegada do comboio a Vila Real de Santo António, o município preparou um calendário de iniciativas para assinalar a efeméride.
As actividades arrancam com a exposição “Um olhar sobre os caminhos de ferro no Algarve”, que estará patente no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, até 31 de Maio, e convidará a uma viagem pelo passado e presente da ferrovia.
Através de testemunhos documentais, materiais e orais os visitantes serão transportados numa jornada através da história da linha férrea, que chegou a Faro em 1889 e a Vila Real de Santo António em 1906 e assumiu-se como um factor determinante no desenvolvimento da região.
No Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (antiga escola primária de Santa Rita), será igualmente possível visitar a Exposição “Cais de Embarque”, pelo Ovelha Negra Colectivo, de 19 de Março a 30 de Abril. A mostra exibe um conjunto de impressões em serigrafia e jacto de tinta a partir de elementos iconográficos do imaginário dos caminhos de ferro portugueses.
Historiador Hugo Cavaco dá a conhecer factos importantes
No dia em que se comemoram os 110 anos da chegada do comboio a Vila Real de Santo António, a 14 de Abril (quinta-feira), o historiador Hugo Cavaco dá a conhecer um pouco mais deste episódio, tendo como mote o livro de sua autoria, intitulado “1899 – Deverá o comboio chegar a Vila Real de Santo António?”. A conversa tem lugar no Arquivo Histórico Municipal, às 18 horas, e insere-se no ciclo “Arquivo entre Histórias”.
Já a 17 de Abril (domingo), pelas 9.30, terá lugar o passeio “Um olhar sobre os caminhos-de-ferro em Vila Real de Santo António”, orientado pelo historiador Marco Lopes, director do Museu Municipal de Faro. A iniciativa está igualmente integrada no ciclo de passeios pedestres “Passos Contados”.
O ponto de encontro será no Arquivo Histórico Municipal, às 9.30, e o percurso incluirá uma visita à exposição e uma viagem de comboio até Cacela, com especial enfoque nas transformações operadas na realidade económica e social da região que a chegada do comboio permitiu.
Na sexta-feira, dia 22 de Abril, pelas 18 horas, será apresentado, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, o nº 2 da Revista “Promontoria Monográfica – História do Algarve” – ‘Fragmentos para a História do Turismo no Algarve’, que reúne um importante conjunto de trabalhos de investigação acerca da história do turismo da região na sua relação com o impacto da chegada do comboio ao Algarve.
Já em Maio, entre os dias 9 e 20, terá lugar, no edifício dos Paços do Concelho, uma exposição de filatelia alusiva à temática da chegada do comboio a Vila Real de Santo António. A mostra é promovida pela Secção de Coleccionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e está associada às comemorações do dia da cidade (13 de Maio).