O CRESC ALGARVE 2020 lançou um vídeo institucional para apresentar o Programa Operacional (PO) Regional 2014-2020, com recurso à língua gestual Portuguesa, dedicando pois assim atenção à inclusão social de pessoas com dificuldades ao nível da audição e / ou da fala.
Esta é, de acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – CCDR Algarve, entidade responsável pela gestão dos fundos, a primeira vez que os Fundos Europeus, no Algarve, comunicam em língua gestual para um público específico através do sítio on-line que habitualmente disponibiliza toda a informação aos interessados nomeadamente notícias, eventos, avisos, concursos disponíveis, regulamentação, documentação e o acesso ao Balcão 2020.
Recorde-se que o Programa Operacional dispõe de 319 milhões de euros de fundos da UE (FEDER e FSE), sendo a Inclusão Social e o Emprego uma das prioridades.
David Santos, Presidente da Comissão Directiva do CRESC ALGARVE 2020, comenta que esta acção surge “para reduzir a barreira de comunicação entre os mundos surdo e ouvinte. Em breve é intenção do PO disponibilizar um folheto de apresentação do programa em braille”.
(Título da peça corrigido quanto à qualificação da língua gestual portuguesa como ‘linguagem’; a língua gestual portuguesa é língua oficial de Portugal desde 1997)