O emblemático Café Calcinha, em Loulé, é placo, esta sexta-feira, pelas 18 horas, do lançamento do Catálogo da Residência Artística e Exposição realizadas no CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, que decorreu entre os meses de Abril e Agosto, da autoria de Fernando Pinheiro, com o tema “Quando uma cidade se põe a pensar Ser solidário é? – Ser solidário é o quê? – Solitário? A pintura como um erro”.
Tendo como cenário a projecção de imagens seleccionadas por Masako Hosono daquilo que foi a Residência Artística e a Exposição, este momento contará com a presença do presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, e de Dália Paulo e Patrícia Batista, da Divisão de Cultura e Património da Autarquia, que terão a seu cargo, respectivamente, a apresentação do evento e a leitura do primeiro dia do diário escrito durante a Residência.
Mirian Tavares, da Universidade do Algarve e curadora da exposição, apresentará uma conferência muito especial com a presença de vários convidados, bem como do público em geral.
“Em vésperas de eleições este encontro adquire um picante natural fruto das ameaças mundiais cada vez mais a ter em conta. As várias decisões num futuro próximo em vários pontos do globo lembram como é necessária a participação de todos. A Grécia merece o nosso respeito. Uma visitante escreveu no livro à entrada da exposição, ‘Gostei, exprime a realidade que estamos a passar’ e um outro, ‘I really liked the work. I do not read very well but I got it’; como se de um espelho se tratasse e falasse e me obrigasse a um maior esforço”, explica Fernando Pinheiro.