A Câmara de Castro Marim lançou uma campanha antitabágica, dirigida a toda a população, mas apelando particularmente aos mais jovens.
“Fumar fica-te a matar”, é o que se pode ler nos outdoors colocados recentemente junto à Escola Básica de Castro Marim. A par desta mensagem, a autarquia vai também levar palestras às escolas, alertando para os perigos do tabaco, que é hoje a principal causa de morte evitável.
Para a população em geral, será também realizada uma palestra na Biblioteca Municipal de Castro Marim com Fernanda Nascimento, médica pneumologista do Hospital de Faro.
“A ideia destas acções é alertar, consciencializar e motivar o dependente da nicotina à sua desabituação. O combate ao tabagismo deve ser permanente e persistente, tanta ao nível da prevenção, como ao nível da desabituação”, refere o médico presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, que se encontra disponível para ajudar aqueles que quiserem “livrar-se da nicotina”.
Esta estratégia de combate ao tabagismo tem o apoio da Pulmonale, Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão.