Recentemente soube-se que a Betano será o novo patrocinador do Sporting para os próximos dois anos. O contrato formalizado há cerca de 15 dias prevê também a possibilidade de extensão por outros dois. A casa de apostas online passará a ser o patrocinador oficial do clube de Alvalade e terá direito a ter a marca destacada nas camisolas dos jogadores, em substituição da NOS, parceira dos leões desde 2015, que continuará ainda assim de forma mais reduzida como “official technology partner”.
O anúncio chega depois de a Betano ter visto cair por terra a tentativa de se tornar o patrocinador oficial da Liga portuguesa. O negócio esteve muito perto de se realizar, e até já existia um memorando de entendimento entre a casa de apostas e a Liga, mas a rival Bwin conseguiu chegar primeiro a acordo com a direção de Pedro Proença, presidente da Liga. O facto de ter sido afastada à última hora fez com que a Betano se sentisse enganada, ameaçando levar o caso a tribunal. Numa carta endereçada aos 18 clubes da Liga, refere que “tal como num jogo de futebol, às vezes ganha-se, outras vezes perde-se”, embora lamente o tratamento “estranho, pouco profissional e injusto” por parte da Liga.
Quanto à casa de apostas online Bwin, que faz parte do grupo internacional Entain, firmou uma parceria para as próximas cinco temporadas. Trata-se de uma velha conhecida: a Bwin esteve em Portugal até 2015, altura em que abandonou o mercado por causa da entrada em vigor de uma nova legislação. O regresso ao território nacional foi feito no início deste ano através da aquisição da Bet.pt, outro operador digital de jogos de fortuna ou azar. À agência Lusa, a Bwin classificou a “compra de um dos operadores mais relevantes” como uma “opção estratégica” para assumir “uma posição de liderança”, esperando agora dobrar a quota até 2023.
As relações entre os clubes de futebol portugueses e as casas de apostas não ficam por aqui. Na época 2020/2021, a Solverde patrocinou 22 equipas, incluindo 10 da I Liga e 9 da II Liga. Apesar de não haver nenhum “grande” entre os plantéis na primeira divisão do futebol português patrocinados, há equipas que costumam figurar na metade superior da tabela como o Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães ou Moreirense.
Esta opção de firmar acordos com clubes de futebol é cada vez mais seguida pelas casas de apostas e a tendência deverá manter-se nos próximos anos.