Uma publicação no Facebook, citada pelo Polígrafo, alega que em caso de necessidade, os carros elétricos não podem ser rebocados: mais um alegado problema na aquisição deste tipo de veículo. Será isto verdade?
“Carros eléctricos não podem ser rebocados e a produção das suas baterias liberta CO2 equivalente a oito anos de uso de carro a gasolina”, refere uma publicação feita no Facebook no dia 14 de novembro.
Esta publicação como refere o Polígrafo, “não fornece mais pormenores sobre este tema, nem sequer a fonte que motiva a alegação. Mas será que, no que diz respeito à alegada impossibilidade de rebocar veículos elétricos, a afirmação tem fundamento?”.
A resposta é negativa. Contrariamente ao que se afirma, os carros elétricos podem ser rebocados, embora não da mesma maneira que os carros a combustão, que podem ser arrastados com as rodas na estrada enquanto estão presos a outro veículo.
A explicação é bastante simples: os motores dos carros elétricos geram energia através da rotação das rodas. Portanto, em situações de reboque, o veículo não deve estar numa posição que permita que os pneus girem, pois isso pode resultar em danos ou até mesmo sobreaquecimento.
O Polígrafo cita o site da oficina multimarcas Midas, que refere que os motores de carros elétricos, “têm como princípio a indução eletromagnética”, portanto, a “energia elétrica é convertida em energia mecânica, o que faz movimentar o veículo”.
Já no site da Tesla, empresa que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, estão definidas instruções para transportadores, especificamente para os Tesla Model 3. Os métodos de reboque recomendados são, “a utilização de um camião de plataforma ou um meio de transporte semelhante” ou, na ausência de um camião com plataforma, “têm de ser utilizados elevadores e plataformas para rodas para garantir que nenhuma das quatro rodas está em contacto com o solo”.
Faz-se ainda o alerta que este “método pode ser utilizadas apenas durante, no máximo, 55 km e não pode exceder a categoria de velocidade do fabricante das plataformas”.
Um outro exemplo dado pelo Polígrafo é o novo Dacia Spring Electric cujo manual de instruções aconselha a que em caso de descarga total da bateria de tração seja utilizado “o reboque na plataforma ou o reboque em estrada com a ajuda do anel de reboque”.
Para além disto, já existem soluções de assistência em viagem, em caso de necessidade de descarga, que permitem carregar os carros no local sem necessidade de rebocar os veículos. Um exemplo disso é a Assistência da ACP, que possui “carrinhas preparadas para procederem a carregamentos na estrada, em caso de falta de energia”.
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