As baterias de 12 volts, localizadas sob o capô de carros a gasolina ou a gasóleo, têm uma vida útil limitada e podem manifestar sintomas como piscar das luzes do habitáculo, dificuldade no arranque ou corrosão acentuada nos terminais quando estão a enfraquecer ou a falhar. Em situações de bateria completamente descarregada, é necessário recorrer a cabos de arranque e a um veículo doador equipado com uma bateria de 12 volts robusta. No entanto, surge a questão: um veículo elétrico pode ser usado para dar arranque a um carro a gasolina? Aprenda agora com a ajuda da Leak.
A resposta é simples: não é aconselhável. Utilizar um veículo elétrico para fazer arrancar um carro a gasolina é desaconselhado. Embora os automóveis elétricos também possuam uma bateria de 12 volts, a sua utilização destina-se a finalidades diferentes.
Num veículo a gasolina, a bateria alimenta principalmente o motor de arranque, consumindo cerca de 250 amperes de energia durante três segundos para iniciar o motor. No entanto, num veículo elétrico, a bateria de 12 volts fornece energia, sobretudo, ao computador de bordo, aos sistemas de diagnóstico e a acessórios como o alarme e o fecho centralizado. Além disso, ela está envolvida na ativação da bateria de alta tensão localizada sob o assoalho.
Em caso de descarga da bateria de um carro a gasolina, é mais recomendável utilizar um veículo doador semelhante movido a gasolina do que um veículo elétrico. A bateria de 12 volts na maioria dos veículos elétricos novos pode não suportar as elevadas correntes necessárias para arrancar um motor a gasolina, podendo resultar em danos nos componentes elétricos e até anular a garantia do veículo elétrico. Em suma, é aconselhável manter os carros elétricos afastados dos processos de arranque com cabos, mesmo em situações de emergência.
Mas e se for ao contrário?
Sim, é viável utilizar um veículo a gasolina para arrancar a bateria de 12 volts de um veículo elétrico, seguindo um processo semelhante ao utilizado com um carro a gasolina. Assegure-se de que estaciona os veículos próximos um do outro, mas sem que se toquem. Utilize cabos de ligação, conectando o cabo vermelho positivo (+) ao terminal positivo (+) da bateria descarregada e a outra extremidade ao terminal positivo (+) da bateria do veículo doador.
Em seguida, conecte o cabo preto negativo (-) ao terminal negativo (-) da bateria doadora antes de ligar a outra extremidade a um ponto de ligação à terra negativo (-) da bateria descarregada. Ligue o veículo doador, deixando-o em marcha lenta por dois a cinco minutos, e tente ligar o veículo elétrico. O último passo é remover os cabos de ligação na ordem inversa. Desconecte primeiro os cabos negativos antes dos positivos para evitar que os veículos entrem em contacto com o solo ou causem curto-circuito.
Leia também: ASAE investiga comercialização de azeite falsificado. Saiba como identificar