A folia e o aguçado sentido de humor sobre a actualidade política nacional e internacional “andou à roda” no corso do 109.º Carnaval de Loulé que este domingo recebeu mais de 20 mil pessoas, disse à Lusa a organização.
Carlos Carmo, um dos responsáveis pela organização desta edição, admitiu que até ao final desta edição, o recinto receba entre 50 a 70 mil visitantes.
Fazendo um balanço positivo a esta edição, o presidente da câmara louletana, Vítor Aleixo, disse à Lusa que esta edição conseguiu envolver o maior número de pessoas de sempre, recordando que, na sexta-feira, os desfiles infantis realizados em Loulé, Quarteira e Salir contou com a participação de mais de cinco mil crianças.
O corso de 2015 do Carnaval de Loulé é animado com 800 figurantes, 10 grupos de animação que representam vários clubes e colectividades do concelho, quatro escolas de samba, bailarinas e banda a tocar ao vivo a que se soma a imaginação e folia de muitos dos visitantes.
Carnaval resulta de vários meses de trabalho
O Carnaval podem ser três dias, mas a sua preparação começa com antecedência e nos últimos meses de 2014 a organização começou a definir o tema e a desafiar as colectividades do concelho a organizarem-se.
“Começam a ensaiar [as coreografias] por volta de Novembro e Dezembro e depois o resultado é este, é uma animação tremenda no Carnaval”, explicou Carlos Carmo sublinhando que, ainda que possam haver outros carnavais com semelhanças ao louletano, este é vivido de forma única pelas gentes da terra.
De visita a Portugal, a brasileira Iodete Sousa esteve em Loulé para conhecer o carnaval algarvio.
“Já vim por conta da fama do Carnaval de Loulé. Aproveitei e estou amando”, disse à Lusa enquanto pousava para uma fotografia admitindo que sentiu a falta de um pouco mais de animação das pessoas.
Um folião lisboeta disfarçado contou que depois de experiências carnavalescas mais a norte do país arriscou e trouxe a família até Loulé para fugir ao mau tempo e à chuva.
“O desfile é bem completo, tem vários tipos de cortejo e é divertido”, comentou.
A escolha do desporto para o tema da 109.ª edição está relacionada com a eleição do concelho de Loulé como “Cidade Europeia do Desporto” em 2015, que permitiu a construção de um carro alegórico que recorda a terceira bola de ouro de Cristiano Ronaldo.
A prisão de José Sócrates, as medidas de austeridade tomadas pelo Governo são outras situações reflectidas nos 14 carros alegóricos deste cortejo carnavalesco cujos ingressos custam dois euros.
Na próxima terça-feira, 17 de Fevereiro, a partir das 15 horas, o corso regressa à Avenida José da Costa Mealha para a sua última “ronda” de 2015.
(Agência Lusa)