A campanha de Natal “Faro.Somos Todos” originou compras diretas no comércio tradicional num valor de mais de 2 milhões de euro, atraindo mais de 12 mil pessoas.
O presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e o vice presidente Paulo Santos reuniram-se, no dia 4 de janeiro, com as associações parceiras da campanha “Faro. Somos Todos” – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro (Associação Comércio da Baixa), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA) e Associação Cultural e Ativista da Baixa de Faro (OCAB) -, para um balanço da iniciativa.
Em comunicado, a autarquia farense avança que “pelos 270 estabelecimentos aderentes, espalhados por todo o concelho, circularam mais de 2 milhões de euros diretamente relacionados com a campanha e que a loja “Faro. Somos Todos” foi visitada por mais de 12 mil pessoas, que se habilitaram aos sorteios”. No total foram realizados 5 sorteios, num investimento de 60 mil euros que foram novamente injetados nos estabelecimentos aderentes, fomentando a economia circular do concelho.
Iniciativa veio atenuar os efeitos da crise no comércio tradicional
Para o presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, “esta iniciativa veio atenuar os efeitos da crise no comércio tradicional e da restauração do concelho já bastante debilitado pela crise pandémica e devolver alguma esperança às famílias farenses que investem e consomem no concelho”. Já para Paulo Santos, “a iniciativa veio também aproximar os farenses e unir-nos em defesa do que é nosso e só assim, unidos e coesos, poderemos sair deste momento difícil pelo qual estamos todos a atravessar.
Esta iniciativa fez a diferença não só no Natal dos empresários que aderiram, mas também na população em geral que escolheu estes estabelecimentos para fazer as suas compras de Natal com o estímulo dos sorteios”, enfatizou. Também na ótica das associações as mais valias foram muitas: Paulo Alentejano, presidente da Acral considera “que o Faro. Somos Todos.foi uma agradável surpresa para todos pois superou as expectativas iniciais dos comerciantes, que estavam muito pessimistas em relação a este Natal, e a medida veio atenuar os efeitos da crise por que estão a passar”.
Para a restauração, setor com maiores restrições impostas pelas regras da DGS, “a continuidade desta campanha é fulcral. A campanha Faro somos todos veio criar uma dinâmica económica significativa e muito necessária nos tempos que correm, desta forma conseguiu-se apoiar de forma efectiva tanto o comércio tradicional como a restauração enquanto se gera simultaneamente valor e se alimenta a economia circular”, frisou André Mendonça da OCAB.
Daniel Alexandre do Adro, em representação da AIHSA, também acompanha a análise dos seus pares e acrescenta que “ao levar mais clientes aos restaurantes, a iniciativa contribuiu para que os clientes confirmassem, por si, como estes espaços respeitam as indicações das autoridades de saúde, oferecendo condições de segurança para serem frequentados, devolvendo assim o elevado grau de confiança no setor” e Davide Alpestana, da Associação do Comércio da Baixa, remata que “a baixa de Faro só teve a ganhar com o projeto pois dinamizou esta zona da cidade e trouxe mais clientes aos seus associados”.
Assim, decidiu-se que a campanha vai continuar até ao próximo dia 30 de abril com a realização de mais 8 sorteios, que passarão a quinzenais, a realizar-se nas seguintes datas: 14 e 28 de janeiro; 11 e 25 de fevereiro; 11 e 25 de março e 1 de abril. Em cada sorteio serão sorteados 10.000 euros em vouchers de diversas quantias (200 euros, 100, 50 e 30euros). Acresce a estes um sorteio adicional no dia 15 de abril em que a quantia a alocar será a que resultar dos vouchers não reclamados pelos premiados até 6 de abril.
Os vouchers sorteados poderão ser descontados nos estabelecimentos aderentes até ao dia 30 de abril.