Monchique acolhe este fim-de-semana, com início já hoje, a segunda edição do Festival das Camélias.
Por esta hora decorre já uma acção de plantação de cameleiras, que conta com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Monchique, Academia Sénior e população em geral.
Mas pontos altos da programação recheada dos três dias de festival serão a exposição e concurso “Camélias em flor – encanto e beleza natural” e a Rota das Camélias, onde será dado o mote para os participantes partirem à descoberta das camélias, que os conduzirá por percursos exuberantes, tendo como cenário a fantástica serra de Monchique.
Concurso de fotografia promete animar festival
Espaço também para a realização do concurso de fotografia sob a temática do festival e para o Mercado das Camélias, além de uma mostra de artesanato local.
A autarquia liderada por Rui André renova assim a aposta neste evento, que considera que foi, no ano passado, coroado de “sucesso”, numa parceria entre a Associação Portuguesa das Camélias e a câmara.
As camélias, espécie endémica de Monchique, voltam assim a ser o centro das atenções desta iniciativa, que inclui um prémio de fotografia e a exposição e concurso “Camélias em flor – encanto e beleza natural”.
Momentos musicais, teatro e workshops integram ainda a programação prevista nesta edição do festival, que conta com mais um dia, num total de três, dedicados a esta flor, sendo intenção da organização “incluir uma dinâmica com a comunidade escolar e realçar, junto dos mais novos, este ícone representativo do concelho e da identidade local”.
Tudo isto e muito mais para ver e experimentar por terras da serra num fim-de-semana garantidamente florido.
Um certame único na região a não perder.