A Câmara de Vila Real de Santo António afastou há pouco a existência de perigo para a população resultante do foco de legionella detectado há cerca de três semanas no centro de saúde local.
Segundo comunicado da autarquia emitido depois de uma reunião com o Director Executivo e o delegado de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Sotavento – em resultado de uma notícia que foi hoje veiculada por órgãos de comunicação social.
“A situação ocorreu há cerca de três semanas e, segundo a ARS Algarve, entidade gestora dos Centros de Saúde da região do Algarve, foi detectada no contexto de análises de rotina realizadas às instalações daquela unidade de saúde”.
A autarquia garante que “o foco já foi eliminado” e que teve origem na canalização interna do Centro de Saúde de Vila Real, o que nada tem a ver com a água da rede pública disponibilizada pela VRSA SGU / Município de VRSA”.
Para a erradicação do foco bactéria legionella “a ARS levou a cabo diversas intervenções, incluindo a substituição do sistema de aquecimento de água e a profunda remodelação das redes de distribuição de água do Centro de Saúde de VRSA”, refere o mesmo comunicado que acrescenta que “na segunda-feira passada foi igualmente efectuado um choque químico para erradicar o foco de legionella. Os serviços do centro de saúde continuam a vigiar a situação, garantindo que não existe risco nem para os utentes, nem para a população”.
A autarquia esclarece por fim que “a VRSA SGU garante a máxima qualidade da sua água, cujos resultados são atestados por análises realizadas a cada dois dias, não existindo qualquer risco para o consumo humano”
A legionella é uma bactéria que vive em ambientes aquáticos naturais e também nos sistemas artificiais de abastecimento e rede de distribuição de água de cidades, torres de refrigeração, duches, sistemas de ar condicionado, humidificadores ou fontes.
A bactéria é responsável por desenvolver Febre de Pontiac, a forma menos severa, origina uma dor aguda de tipo gripal, sem sinal radiológico de pneumonia e autolimitad e Doença do legionário, a sua forma mais grave, com sinal radiológico de pneumonia, podendo evoluir para pneumonia grave.