O Município de Tavira, através do seu Núcleo de Apoio PsicoEducativo (NAPE), conta, a partir deste mês de Março, com a valência de Terapia da Fala, reforçando, desta forma, a resposta às necessidades verificadas no concelho, neste domínio.
Agora, com este serviço de terapia da fala, já é possível intervir nas seguintes áreas: atraso do desenvolvimento da linguagem; perturbações da leitura e escrita; perturbações adquiridas da linguagem; perturbações articulatórias; perturbações motoras da fala; dificuldades na voz (disfonia); dificuldades de deglutição (disfagia) e perturbações na fluência do discurso, tal com a gaguez ou a taquifémia.
O NAPE iniciou a sua actividade, em 2011, e a sua missão centra-se no combate ao insucesso e abandono escolar, dirigindo-se, preferencialmente, aos alunos do pré-escolar e de 1º ciclo, numa lógica de intervenção primária e de carácter preventivo. Para tal, o NAPE tem uma equipa que é constituída por quatro psicólogos, dois técnicos de educação e este serviço, o qual resultou num investimento de 10 mil e 608 euros.
O acompanhamento realizado pelo NAPE junto de cada aluno tem por objectivo a promoção do seu bem-estar afectivo, a integração social e escolar, bem como o seu desenvolvimento cognitivo, efectuado através de acompanhamentos psicológicos individuais, trabalho em grupos psicopedagógicos, oficinas de competências pessoais e sociais, apoios psicopedagógicos e actividades com grupos de pais de acordo com a problemática diagnosticada em cada criança.
O NAPE de Tavira ganha uma valência essencial na prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção nos problemas relacionados com a linguagem oral e escrita, bem como formas de comunicação não verbal, sendo uma mais-valia para toda a comunidade educativa.