A população do concelho de Silves passa agora a ter à sua disposição um serviço gratuito de apoio psicológico que pretende estabelecer uma via de acesso rápido aos serviços de psicologia da autarquia por parte dos munícipes em situações de crise/perigo psicológico.
A anúncio feito pela autarquia liderada por Rosa Paula na sua página on-line refere que se cria assim “um canal de comunicação facilitador, célere, directo e gratuito, entre o sector de psicologia e todos os munícipes”.
Para recorrer a este apoio a Câmara disponibiliza o número verde gratuito 800 910 880, garantindo nos dias úteis e das 9 às 19 horas um apoio a pessoas que, pelo estado de extrema fragilidade emocional em que se encontram, muitas vezes não têm o discernimento necessário para procurar apoios por outras vias.
Recorde-se que não existe em Portugal, de acordo com o Portal da Saúde, do Ministério da Saúde, uma linha de apoio psicológico nacional que possa colmatar as necessidades de apoio psicológico da população em geral.
Diariamente a linha SOS Voz Amiga disponibiliza, entre as 16 e as 24 horas, um apoio em matéria de suicídio através dos contactos 213 544 545, 912 802 669, 963 524 660. Neste caso a chamada não é gratuita mas é feita uma chamada de retorno a quem pede ajuda a custo zero.