A Câmara de Olhão, dirigida por António Pina, pretende contrair um empréstimo de 1,1 milhões de euros junto da banca e vai levar a proposta à Assembleia Municipal da próxima Sexta-Feira, 18 de Setembro, depois de a ter aprovado em reunião de Câmara do passado dia 9, informa a autarquia em nota de imprensa dirigida às redacções.
Recorde-se que, de acordo com os dados oficiais, a Câmara de Olhão tinha, no final de 2014, uma dívida de 21,97 milhões de euros, tendo como limite máximo de endividamento 30,8 milhões de euros, para 2015.
A autarquia assinou com o Governo um contrato no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), destinado a resolver dívida de curto-prazo, transformando-a em dívida de longo prazo, de 4,2 milhões de euros.
De acordo com a autarquia “esta intenção do Município em consultar as instituições de crédito com vista à concessão de um empréstimo, cujo valor poderá ascender aos 1.119.000,00€, prende-se com a intenção de adquirir dois novos autocarros (com um mínimo de 40 lugares) para transporte escolar, beneficiar a rede viária municipal e proceder à substituição do piso sintético do Estádio Municipal de Olhão”.
O prazo de pagamento para os autocarros deverá ser de 10 anos e para a construção/beneficiação da rede viária municipal e substituição da relva sintética do Estádio Municipal deverá chegar aos 20 anos. O período de utilização e deferimento do valor o empréstimo deverá ocorrer até ao final de 2016, revela a Câmara olhanense.