A Câmara Municipal de Loulé manifestou profundo pesar pelo falecimento da cantora Sara Tavares, que partiu este domingo ao final da tarde aos 45 anos.
“Partiu ontem uma das maiores artistas da Lusofonia, voz inconfundível, intérprete e compositora de excelência, uma referência da World Music que, através da Arte, celebrou as suas raízes, deu voz às suas causas, aos seus sonhos”, afirma a autarquia louletana em comunicado.
Sara Tavares, de ascendência cabo-verdiana, nasceu em 1978 na cidade de Lisboa. Ganhou a final da 1ª edição (1993/1994) do concurso Chuva de Estrelas da SIC onde interpretou um tema de Whitney Houston.
Lançou o seu primeiro álbum, “Sara Tavares & Shout!”, em 1996, dois anos depois de vencer o Festival da Canção da RTP com o tema “Chamar a Música”, que representou Portugal na Eurovisão. O seu Álbum “Balancê”, em 2005, valeu-lhe uma nomeação para revelação nos prémios World Music da BBC Radio 3.
“Sara Tavares era presença assídua no concelho de Loulé, pois a sua ligação com este território ia muito para além de questões profissionais, já que parte da sua família vive, há já alguns anos, na freguesia de Boliqueime, tendo sido sempre muito participativa na vida da comunidade”, pode ler-se na nota enviada Às redações.
A nível profissional, a ligação de Sara Tavares com Loulé fez-se nomeadamente através do Festival Med, onde participou em 2007 e 2018, com dois concertos que ficam na história deste festival e na alma de quem assistiu.
A Câmara de Loulé associa-se “à dor dos familiares e amigos, assim como do mundo artístico, expressando as suas mais sentidas condolências pela perda da grande cantora/compositora luso-cabo-verdiana, Sara Tavares”.
Leia também: Morreu a cantora Sara Tavares aos 45 anos