A Câmara de Loulé e a Associação Cultural-Religiosa “LusOrtodoxia” celebraram um contrato de comodato, na passada quinta-feira, através do qual a autarquia irá entregar uma escola primária desactivada para realização das actividades desta associação.
A Escola Básica do Esteval/Caliços, localizada na freguesia de Almancil, faz parte da lista dos edifícios escolares desactivados e que ingressaram no domínio privado do Município. Trata-se de um edifício devoluto mas que está em condições de ser afectado a uma nova utilização que promova actividades relevantes para a comunidade.
Assim, considerando que a Associação Cultural-Religiosa “LusOrtodoxia” congrega fiéis de várias nacionalidades no concelho de Loulé e na região algarvia, decidiu o Município ceder a Escola Básica do Esteval/Caliços para que aqui possam decorrer actividades “como o exercício do culto e rito ortodoxos, a assistência e formação dos ministros do culto, a missionação e ensino desta religião junto de escolas, de estabelecimentos prisionais e de outras entidades, bem como a difusão da língua, cultura e tradição das várias nacionalidades representadas pelos fiéis da Igreja”.
Com esta iniciativa a Câmara e Loulé pretende “dar uso a um imóvel desactivado em prol da comunidade e, em simultâneo, confirmar uma prática de portas abertas à pluralidade e liberdade religiosa, apoiando as várias religiões e credos que se professam no concelho”.