O autarca de Lagoa Francisco Martins promete “para breve” a criação de 50 espaços de estacionamento automóvel novos junto ao Mercado Municipal local.
A obtenção destes novos estacionamentos será conseguida através de uma intervenção que a autarquia tem preparada para levar a cabo na envolvente do mesmo.
Esta foi uma das novidades que o autarca levou aos operadores daquele mercado quando há dias visitou o espaço acompanhado pelo pessoal de apoio e a técnica de segurança e saúde no trabalho da autarquia.
A visita do edil destinou-se a auscultar os vendedores em relação às atuais condições do equipamento municipal.
Recorde-se que o Mercado Municipal de Lagoa – um dos mais antigos do Algarve – teve a 22 de Março de 1879 a primeira diligência para a construção de um edifício com as mínimas condições para a venda em simultâneo de carne, peixe, fruta, hortaliças e outros produtos. As obras iniciaram-se em 1894, sendo que a data de 1895, que está gravada na fachada principal e na bica do interior, foi o ano decisivo para a sua construção.
Ao longo do tempo, o edifício foi sendo sujeito a obras de conservação e melhoramento, de acordo com as necessidades e no sentido de implementar outras condições para vendedores e clientes.
Há alguns anos, houve a tentativa de deslocalizar o Mercado para a zona mais nova da cidade, mas a Câmara, respeitando a história e a vontade da população, não aderiu. O Mercado Municipal pode ser considerado um centro de convívio dos munícipes mais idosos.