A Câmara de Lagoa vai assumir o desenvolvimento de acções que visem uma melhoria do espaço público da sua jurisdição, considerando ser “imperiosa” a limpeza urbana num concelho como o de Lagoa, “com reconhecida importância estratégica, económica e social”.
“A limpeza e higiene das cidades e das povoações de qualquer território municipal contribui para a salubridade ambiental de forma directa e influi na qualidade de vida das populações e do meio ambiente, transformando-as em regiões despoluídas, cuidadas e atractivas, como é caso de Lagoa, predominantemente ligada à indústria do turismo e similares”, pode ler-se em comunicado de imprensa.
A Câmara de Lagoa aprovou, de acordo com a Lei, o ajuste directo desta Prestação de Serviços de Limpeza Urbana, pelo período de três anos, que viria a ser aprovada posteriormente em sede da Assembleia Municipal e tendo recebido o visto favorável do Tribunal de Contas.
A prestação de serviços agora adjudicada garante a intervenção na limpeza urbana de Lagoa, Carvoeiro e Mexilhoeira da Carregação, bem como a lavagem de contentores, corte de ervas e aplicação de herbicidas, limpeza de sumidouros e valetas e, ainda, a limpeza de praias, assim como a manutenção da limpeza durante os dias em que irão decorrer os seis eventos principais do programa cultural do Município: Black & White, Mercado de Culturas à Luz das Velas, Doce Conventual, Sons do Atlântico, Fatacil e Festa da Nossa Senhora da Luz.
Com o investimento de um milhão e meio de euros, o contrato prevê a disponibilização de 30 recursos humanos permanentes no concelho, bem como o envolvimento de várias viaturas específicas para a execução do trabalho.
A Câmara Municipal, analisando a ausência de recursos humanos próprios para garantir a manutenção de um concelho ambientalmente limpo, acredita que por esta via consegue dar a resposta que os lagoenses desejam.