A Câmara de Faro vai interditar o trânsito na rua de Santo António, entre a Praça da liberdade (à entrada da zona pedonal da Rua de Santo António) e a rotunda do tribunal, desde hoje e até dia 23.
A proibição de circulação rodoviária destina-se a “permitir arranjos nas grelhas existentes naquele troço de rua e a sobreelevação das passadeiras”, refere a autarquia.
A Câmara de Faro não esclarece as razões da intervenção no edital que anuncia as obras, mas há anos que as grelhas do sistema de ventilação do parque de estacionamento da Pontinha produzem um som fortemente incomodativo à passagem dos automóveis que circulam entre a rotunda do tribunal e a rotunda da Praça da Liberdade.
Coincidência – ou talvez não – recentemente alguns moradores da zona deram nota do seu descontentamento com a situação de ruído insuportável provocado pelas grelhas à passagem dos automóveis, utilizando para tal a rede social facebook onde um vídeo mostrava bem ao que estavam sujeitos aqueles moradores durante a noite.
Ainda que possam ter sido colocadas com sistema de minimização da produção de ruído – normalmente utilizado nos casos de grelhas em estradas e constituído por borrachas anti-choque que impedem ou minimizam a produção de som à passagem dos veículos – a verdade é que as grelhas dos respiradouros do parque de estacionamento há muito que produzem um ruído que se torna ensurdecedor em particular à noite e em especial para os residentes daquela zona da cidade.
A estas somam-se as grelhas das calhas transversais de retenção das águas pluviais colocadas na zona por forma a evitar as cheias na entrada da zona pedonal da rua de Santo António, também elas ruidosas de cada vez que um carro por ali passa.
Certo é que a autarquia avança agora com as obras necessárias à devolução do silêncio que se pedia para aquela artéria do centro da cidade.