Já está alcatroada a estrada que liga a urbanização da Lejana de Cima (a poente a Estrada de São Brás) à avenida em frente à Escola da Lejana, uma das intervenções do programa camarário Faro Requalifica de que menos se fala.
Conhecida pelos mais velhos como a ‘Estradinha do Monte Ventura’ esta estreita ligação tornou-se fundamental quer para os pais das crianças que frequentam aquela escola da cidade, quer para quem quer escapar ao trânsito na ligação entre a Penha e a zona do Fórum Algarve.
Em muito mau estado a via foi agora pavimentada com betuminoso e apresenta excelente qualidade para a circulação automóvel apesar da sua escassa largura. O acesso àquela escola deixa assim de ter de ser feito exclusivamente pela Estrada da Senhora da Saúde.
A intervenção levada a cabo pela autarquia liderada por Rogério Bacalhau era há muito desejada pelas centenas de utilizadores daquela via alternativa.
Ligação não está, no entanto, completa
Não obstante a requalificação da ‘Estradinha do Monte Ventura’ a verdade é que os 10 metros de ligação entre esta e a avenida fronteira à escola (uma pequena rampa) não foi alcatroada pelo que a ligação não se encontra completa.
Ao POSTAL o vice-presidente da autarquia, Paulo Santos, esclareceu que “o troço de 10 metros que faz a ligação é um terreno privado”, razão pela qual a autarquia não o pode alcatroar.
O vereador esclarece que “a Câmara está a tentar junto do proprietário encontrar uma solução que permita a resolução final da questão e o termo integral da ligação”.
Zona integrará no futuro o eixo da terceira circular urbana de Faro
Recorde-se que a ligação em causa está situada na área onde será implementada a terceira circular de Faro [ver mapa], um plano que há anos existe mas que não está concretizado, existindo somente um pequeno segmento da Avenida 25 de Abril, junto ao supermercado Continente e o troço de avenida junto à Escola da Lejana.
A terceira circular de Faro, prevê-se, virá ligar uma rotunda a construir na ‘curva dos comandos’, junto ao Hotel Ibis, na entrada poente da cidade, à Avenida Cidade Hayward situada a nascente da capital algarvia.
Pelo caminho a circular passa nas traseiras do Forum Algarve até entroncar numa rotunda na Estrada da Senhora da Saúde, sobe até à Escola da Lejana (troço já construído) e daí até à rotunda a sul do supermercado Continente. Desta rotunda já existente a circular segue a Avenida 25 de Abril, também já construída em parte, passa entre o Bairro Mendonça e a Escola Pinheiro e Rosa e cruza-se com a Estrada da Penha no limite norte da Universidade do Algarve (Campi da Penha).
A ligação à Avenida Cidade Hayword far-se-á contornando o limite norte do campi da Penha, terminando no extremo oeste da cidade.
A ligação da circular na entrada oeste de Faro, inicialmente prevista para terminar na rotunda das bombas de combustível do Jumbo, foi inviabilizada com a construção do skate park lateral ao posto de combustível. Assim, a solução final terá de ser outra e poderá passar pela ligação da circular à nova rotunda junto à pista de atletismo ponto de ligação à nova variante norte à cidade.
A obra da terceira circular urbana está longe de ser concretizada e a sua necessidade mais imediata diminuiu com a entrada em funcionamento da circular norte à cidade (EN125) que descreve mais a norte um percurso quase paralelo à futura terceira circular.
Não obstante esta terceira circular evitaria que a circulação entre este e oeste em Faro, nas zonas mais periféricas da cidade, se processasse como actualmente com o trânsito a ter de entrar dentro da cidade para utilizar o eixo das avenidas Calouste Gulbenkian e Julio F. Almeida Carrapato.