A Câmara de Castro Marim assinou, recentemente, um protocolo de colaboração entre com a Santa Casa da Misericórdia, que visa o desenvolvimento de iniciativas e actividades conjuntas na área da promoção da saúde.
“Igualar a acessibilidade dos cidadãos com maior vulnerabilidade socioeconómica à prestação de cuidados de saúde”, é uma das maiores preocupações da Câmara de Castro Marim “no actual contexto socioeconómico”.
Com um apoio que ronda os 30 mil euros anuais, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim compromete-se a proporcionar à população carenciada cuidados de saúde, mediante a realização de rastreios, acções de sensibilização e apoio médico, a trabalhar mais persistentemente nos problemas que constrangem a população idosa, nomeadamente as demências, a incontinência urinária e a dor. No âmbito de uma vida mais saudável e activa, entre outras acções, a Santa Casa da Misericórdia colabora também no programa de cessação tabágica do município, que já devolveu a 180 munícipes uma vida sem tabaco.
A Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim existe há 524 anos, com o objectivo de minimizar o sofrimento da população mais desprotegida e carenciada e este apoio vem fomentar e consolidar o importante contributo que, ao longo dos anos, tem sido o pilar dos mais desprotegidos.
“Mais qualidade de vida e dignidade para os mais desfavorecidos. Dotar todos os cidadãos para um papel activo na construção da nossa comunidade, é uma das maiores responsabilidades das autarquias e isso passa, sem dúvida, pela prestação de cuidados de saúde a todos de igual forma”, assegura Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim.