A Câmara de Alcoutim aprovou ontem, em reunião do executivo, a renovação de um protocolo de colaboração com a Movijovem, entidade responsável pela gestão deste estabelecimento hoteleiro, assim como da restante rede nacional das pousadas de juventude.
Nos termos do documento, a autarquia “compromete-se a atribuir àquela entidade uma comparticipação anual no montante de 25 mil euros, correspondente a 9% da taxa de ocupação anual da pousada. Como contrapartida a autarquia dispõe de um pacote anual de reservas de alojamento que poderá ser utilizado em qualquer unidade da rede nacional das pousadas de juventude”.
A medida visa assim não só evitar o encerramento da pousada como também proporcionar aos munícipes e seus familiares, no âmbito de iniciativas promovidas pela autarquia, o acesso a condições privilegiadas de alojamento que proporcionem uma maior mobilidade, incentivando desta forma o intercâmbio cultural e turístico.
Osvaldo Gonçalves, presidente da câmara local, sublinha “a importância da Pousada de Juventude no território”, que considera ser “fundamental pelas suas componentes turísticas, lúdica, desportiva e de juventude”. Acrescentando ainda que “a manutenção do funcionamento durante todo o ano da Pousada da Juventude de Alcoutim contribui para incentivar o turismo no concelho”.