O Centro de Desenvolvimento Cultural e Social (CDCS) de Martim Longo encontra-se numa situação económica grave, “situação provocada pela diminuição da natalidade no concelho e novo enquadramento legal de funcionamento de estabelecimentos de educação pré-escolar e escolas de 1º ciclo, que remetem a instituição para uma situação de incapacidade financeira no cumprimento dos seus compromissos financeiros”, explica a autarquia alcouteneja em nota de imprensa.
Assim, face à necessidade de salvaguarda dos interesses da população, o Município de Alcoutim “assinou um protocolo de colaboração com a instituição, atribuindo-lhe o valor de 30 mil euros”, acrescenta.
A instituição apoia as famílias do concelho, acolhendo 19 crianças na resposta social de Jardim-de-Infância, 5 na resposta social de Creche e 15 em ATL (período de férias escolares), a intervenção autárquica era imprescindível, uma vez que a atribuição do apoio financeiro permite salvaguardar o normal funcionamento da instituição.
Com a assinatura deste protocolo, Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, “reforça a sua política de trabalho em parceria com as entidades locais”.