São os mais experientes de entre todos os alcoutenejos, carregados de sabedoria e verdadeiros guardiões da genuína identidade alcouteneja.
Os anos passam e mais do que os vincos na face a roda do tempo deixa sulcos na pedra da vida de cada um dos mais idosos do concelho de Alcoutim.
A laje da vida de cada um destes nossos anciãos faz-se de detalhes e de história, que são eles mesmos a nossa História colectiva enquanto alcoutenejos.
A estrada da vida percorrida já é longa e por isso é razão de celebração e o Município de Alcoutim não poderia deixar passar em branco a celebração colectiva que o mundo anualmente reserva àqueles que de entre nós mais viveram.
Exactamente por isso a autarquia assinalou o Dia Internacional do Idoso, 1 de Outubro, com um passeio de barco no Rio Guadiana, entre Vila Real de Santo António e Alcoutim.
A iniciativa ocorreu no dia 5 de Outubro para os munícipes das freguesias de Giões, Martim Longo e Vaqueiros e no dia 7 para os munícipes da União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro.
A experiência proporcionada aos participantes contou com aproximadamente 350 idosos do concelho que disfrutaram de um dia de convívio e animação, procurando neste convívio reforçar os laços que a todos nos unem.
Celebrou-se assim, uma vez mais, um dia que se impõe de alegria e de celebração do bom que é viver com histórias para contar e nas águas do Guadiana viram-se os rostos estampados da felicidade de quem fica com mais um episódio da vida para relembrar.
Um dia celebrado no Mundo
O Dia Internacional do Idoso celebra-se no primeiro de Outubro desde 1991 pela Organização das Nações Unidas e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
A mensagem do dia do idoso é a de dar mais carinho aos menos jovens, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
E foi nesta atitude que a Câmara Municipal se propôs actuar com a iniciativa que juntou várias centenas de idosos.
A atenção com os mais idosos mostra-se no dia-a-dia
Para o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves, “o Dia do Idoso assinala a importância da temática do envelhecimento das populações para todos”, mas o autarca sublinha que “a atenção para com os mais idosos se deve mostrar nas acções diárias e nas decisões que a cada momento respondem às necessidades desta faixa da população”.
“Exactamente por isso temos no Município uma atenção redobrada e permanente para com a população mais envelhecida e actuamos diariamente para que cada dia seja melhor a resposta que damos aos anseios, às dificuldades e às expectativas daqueles de quem herdamos tudo o que temos e aquilo que somos”, destaca o presidente.”
Tem sido assim em tudo o que fazemos a pensar nestes alcoutenejos e assim continuará a ser, porque só assim honramos a herança que nos deixaram e os direitos que cada idoso tem e que são intocáveis”, remata Osvaldo Gonçalves.
(Artigo publicado na edição papel do Caderno de Alcoutim de Outubro)