Qualquer truque que permita poupar na despesa com o abastecimento é valioso para os condutores. Muitos desconhecem a existência de um botão no interior do carro que pode resultar numa poupança significativa de combustível – até 10%.
Este botão discreto é conhecido como o botão de recirculação, identificado geralmente por um ícone de um carro branco com uma seta circular no interior. Localizado na parte central, próximo dos botões de controlo do ar condicionado, este botão pode passar despercebido para muitos condutores, mas pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência do ar condicionado e reduzir o consumo de combustível.
Bradley Jando, especialista da KwikFit, sublinha citado pela tv7dias, que o botão de recirculação pode de facto ajudar a poupar combustível. O compressor do carro, que opera o sistema de ar condicionado, consome energia. Ao ativar o ar condicionado de forma convencional, até 10% da energia pode ser utilizada, especialmente em viagens mais curtas.
Segundo o Leak, “esta informação torna-se especialmente importante numa altura em que o preço dos combustíveis não pára de subir. Assim tudo aquilo que permitir poupar é bem vindo. Para além disso estamos numa altura em que começamos a usar a sério o ar-condicionado devido às temperaturas quentes. Com o uso deste botão podemos ter o melhor de dois mundos. Poupamos e ficamos frescos à mesma.
É necessário ter sempre este botão ligado?
De acordo com a mesma fonte, “sempre sempre não. E quando falo de sempre, falo de semanas ou meses. É que especialmente se andarmos sempre com as janelas fechadas passamos a respirar apenas o oxigénio que se encontra no interior do carro. O sistema fica fechado e não entra ar do exterior. Escusado será dizer que isto pode levar a uma concentração do dióxido de carbono e causar sonolência. Mas isto em situações extremas e para quem usa e abusa deste sistema. Agora para uma viagem, ou para andar alguns dias, não existe qualquer problema”.
Leia também: Quanto tempo pode o carro ficar estacionado no mesmo local? Saiba o que diz a lei