A cozinha portuguesa tem diversidade e qualidade. O nosso país tem um património gastronómico vasto e rico. Podemos encontrar receitas tradicionais que se tornaram em símbolos de regiões. Iremos centrar a nossa atenção numa sopa portuguesa que dispensa apresentações, o caldo verde. Seguramente que todos os portugueses já a provaram e sabem que se trata de uma iguaria irresistível. Tem a magia da comida caseira que nos fascina.
Esta sopa maravilhosa é reconhecida pelos portugueses. Um prato típico que contém os sabores de Portugal. Não terá sido por acaso que o povo nacional escolheu o Caldo Verde como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.
Iremos explorar um pouco da história desta sopa portuguesa, fazendo uma viagem pela origem do caldo verde para lhe abrir o apetite. Se quer saber como fazer esta sopa portuguesa como um chef, só terá de ver a receita que iremos partilhar consigo para aprender o passo a passo.
História do Caldo Verde
Segundo alguns historiadores especialistas nesta matéria, a origem remontará ao século XV, embora se admita que possa ser ainda mais antiga.
Os especialistas nesta matéria defendem que foi nas províncias do Norte do país que o caldo verde foi criado, mais precisamente na região do Minho. Esta sopa portuguesa tornou-se num prato emblemático desta região conhecida por apresentar uma culinária rica e tradicional.
Ao longo do tempo, esta sopa foi muito importante para o quotidiano de muitos portugueses. Devido à simplicidade de confeção e aos ingredientes acessíveis necessários para fazer a sopa, o caldo verde representava uma refeição que dava muita energia aos camponeses e trabalhadores rurais realizarem as suas tarefas diárias.
O caldo verde é uma sopa reconfortante. Ela marca presença nas mesas portuguesas ao longo do ano, mas nos dias mais frios sabe particularmente bem, aquece-nos e conforta a alma.
O caldo verde tem um sabor distinto. Esta sopa tradicional é simples de fazer e barata. Os ingredientes que é necessário ter estão frequentemente nas casas portuguesas, nomeadamente couve, batatas, cebola, alho e, claro, chouriço.
O caldo verde pode ser servido num prato ou numa tigela. Independentemente da opção, o chouriço oferece um toque único a esta sopa. A presença deste ingrediente é indispensável para lhe dar aquele gostinho irresistível que os portugueses adoram.
O chouriço é um elemento chave, porque garante um contraste de sabores com a batata e a couve que torna o caldo verde numa sopa única.
Receita tradicional de caldo verde
Ingredientes
- 4 dentes de alho
- 600 g de batata para cozer
- 200 g caldo-verde
- 120 g de cebola doce
- 60 g de chouriço de carne
- 1,2 L de água
- 3 c. de sopa de azeite
- 1,5 c. de chá de sal
Modo de Preparação
- Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- Primeiro, descasque a cebola e o alho.
- No imediato, pique ambos, grosseiramente, e reserve.
- Posteriormente, leve uma panela ao lume com duas colheres de sopa de azeite.
- Em seguida, adicione o chouriço.
- Entretanto, pele as batatas, lave-as e corte-as em cubos.
- Depois, retire o chouriço, quando a cebola estiver macia e translúcida.
- Então, adicione as batatas.
- Em seguida, faça o tempero com o sal.
- Depois, tape e deixe que cozinhe por 10 min, sobre lume muito brando.
- Então, regue com a água a ferver.
- Posteriormente, deixe cozinhar até a batata estar macia.
- Entretanto, coloque o caldo-verde num coador de rede e passe-o por água corrente.
- Depois, com a varinha mágica, triture a sopa até a batata ficar desfeita.
- No imediato, leve novamente ao lume.
- Após retomar fervura, junte o caldo-verde e deixe que cozinhe mais 8 min.
- Neste processo, a panela deve ficar destapada.
- Finalmente, regue a sopa com o restante azeite.
- No momento de servir, coloque o chouriço cortado em rodelas.
- Tradicionalmente, acompanha-se esta sopa com uma broa de milho.
- Bom apetite!
Esta sopa portuguesa serve 8 doses, sendo feita em cerca de 45 minutos.
Leia também: Este icónico hotel no Algarve está fechado e não é por falência