O novo cais do rio Guadiana já está em construção. Ao lado da vila de Castro Marim, a autarquia tem em curso a instalação de um cais que pretende redireccionar o município para a sua mais riqueza endógena, o rio Guadiana.
“Tínhamos as costas voltadas para o rio Guadiana, afastando um dos principais motores de desenvolvimento do Baixo Guadiana”, sublinha Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim.
O empreendimento surgiu na sequência de um protocolo de colaboração assinado entre a Câmara de Castro Marim e a Região Hidrográfica do Algarve.
“O futuro cais flutuante de Castro Marim vai criar as condições adequadas, em termos de acessibilidade e segurança, para o embarque e desembarque dos utilizadores, além de minimizar o fundeamento desorganizado das embarcações ao longo do esteiro”, explica a autarquia castromarinense em nota de imprensa.
“A obra vai ser acompanhada pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e o seu funcionamento será protocolado com a Associação de Pesca de Castro Marim”, acrescenta.
Possibilitará ainda o desenvolvimento das actividades náuticas, tanto na vertente da pesca como na vertente de recreio e desportiva, nomeadamente a canoagem, e consequentemente, sensibilizará a população para a protecção destas massas de água e ecossistemas.
A obra representa um investimento de cerca de 92 mil euros, sendo comparticipada em 75% pelo POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça – Portugal/Espanha), e deverá ser concluída dentro de um mês.