A sala polivalente do Arquivo Municipal de Loulé vai ser palco, no próximo dia 12, pelas 15 horas, da apresentação do Caderno do Arquivo nº 9 “Retirar-se do século e abraçar a vida religiosa. Os inquéritos e os inventários do Convento do Espírito Santo de Loulé”, por Nelson Vaquinhas.
O próximo Caderno do Arquivo debruça-se sobre o Convento do Espírito Santo de Loulé. A partir de fontes documentais depositadas em vários arquivos foi possível realizar uma investigação sobre a história desta comunidade feminina de clausura franciscana. Os inquéritos e os inventários existentes, assim como os processos do Santo Ofício, fornecem dados relevantes sobre a história económico-social, das mentalidades e do património móvel deste instituto religioso.
O Convento do Espírito Santo marcou a história de Loulé nos séculos XVII-XIX. A sua importância tornou-se incontornável no panorama regional e local. Granjeou fama de cenóbio de muito exemplar e regular vida.
O autor desta publicação, Nelson Manuel Cabeçadas Vaquinhas, é técnico superior no Arquivo Municipal de Loulé e membro do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades. Licenciado em História pela Universidade de Évora, com pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade do Algarve, é também Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação, pela Universidade de Évora. Frequenta, actualmente, o Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação, ministrado pela mesma instituição académica, tendo-lhe sido concedida bolsa individual pela FCT.
A iniciativa, com entrada livre, pretende dar a conhecer a história económica social, as mentalidades e o património móvel do Convento do Espírito Santo.