Escolher uma cadeira auto é uma grande decisão para as famílias. Este equipamento pode ser muito caro e não há um sistema que obtenha sempre bons níveis de segurança em todos os modelos e marcas. O nosso teste a cadeiras auto ajuda a fazer uma escolha segura e que merece o dinheiro desembolsado.
Além disso, nas lojas, os pais encontram cadeiras que obedecem a normas europeias de homologação diferentes. Há modelos com e sem Isofix, que continuam divididos por grupos consoante o peso da criança (norma ECE R44), e os i-Size (norma UN R129), sempre com Isofix, e que estão divididos por altura (cm) da criança. A existência de duas normas de homologação pode confundir os pais.
Os modelos i-Size trazem várias mudanças face à norma antiga. A escolha da cadeira é feita com base na altura da criança, sendo que um modelo é válido para uma gama de alturas, que pode variar, por exemplo, dos 67 aos 105 centímetros.
Obrigam ao transporte das crianças de costas para a estrada até aos 15 meses de idade, de modo a aumentar a protecção da cabeça e do pescoço dos bebés.
Para serem homologados segundo a nova norma, têm de passar em testes mais exigentes, em particular na colisão lateral, com a intrusão de uma porta no interior do veículo.
Estão equipados com dois ou três pontos de fixação Isofix, que permitem fixá-los à estrutura do carro em vez de prendê-los com o cinto de segurança. Deste modo, pretende-se assegurar uma melhor fixação da cadeira ao automóvel e reduzir-se o risco de erros na instalação. Também obriga a uma melhor compatibilidade entre o carro e a cadeira.
Por enquanto, fica mais barato optar pelos modelos da norma antiga e há opções bastante seguras para todos os grupos.