Este ano, o “Cachopo Natural” vai realizar-se no Grainho, no próximo domingo, a partir das 14:00, com a tertúlia “Gestão dos Recursos Hídricos na Agricultura Tradicional do Algarve”, que conta com a participação do presidente da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve, Macário Correia, e do vice-presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Pedro Valadas Monteiro, coordenada pelo jornalista Ademar Dias, da Rádio Horizonte.
Mais tarde, pelas 16:00, segue-se o concerto de música jazz Inscape – Marta Rodrigues Quinteto. Neste disco, Marta Rodrigues procurou utilizar este conceito para representar a individualidade única de cada composição e improvisação, refletindo as experiências e reflexões que surgiram durante o processo criativo.
Inscape é um conceito artístico desenvolvido pelo poeta Gerard Manley Hopkins, que se refere à essência única de um indivíduo ou objeto, capturando as suas características distintivas e a sua singularidade interna, podendo ser visto como uma paisagem interior.
Inscape apresenta composições originais que evocam diferentes ambientes, através de uma profunda exploração de texturas e timbres, reforçadas por poemas e momentos de improvisação livre. Em todo o repertório, a liberdade, o conjunto e o lirismo são o mote.
Partindo desta premissa, a cantora reuniu quatro músicos que se complementam e proporcionam uma diversidade sonora que valoriza as suas composições.
O grupo é formado por Marta Rodrigues (voz e composição), Duarte Ventura (vibrafone), Miguel Meirinhos (piano), Gonçalo Naia (contrabaixo) e João Sousa (bateria).
O disco conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, Junta de Freguesia São Gonçalo de Lagos e Antena 2.
O evento “Cachopo Natural” é organizado pela Associação de Festas da Freguesia de Cachopo e pela Junta de Freguesia de Cachopo.
Leia também: Descubra quantos litros de combustível equivalem a um consumo de um elétrico