Os Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António receberam da autarquia local um conjunto de equipamentos de protecção individual para combate a incêndios no valor de 25 mil euros.
A aquisição dos materiais foi efectuada no âmbito da candidatura para o “Reequipamento Estratégico da Protecção Civil do Algarve”, apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal) ao PO Algarve 21, Eixo II, medida Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos.
Na lista de equipamentos de protecção entregues à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real estão botas, luvas, capacetes, uniformes, cógulas, aparelhos respiratórios isolantes, entre outros.
Estes materiais juntam-se ao Veículo de Comando Táctico já doado aos bombeiros locais, em 2011, também no âmbito desta candidatura.
Para Luís Gomes, autarca local, “estes equipamentos reforçam a protecção do corpo de bombeiros de Vila Real precisamente na fase mais crítica do ano em matéria de prevenção e combate a incêndios florestais e mostram a nossa preocupação em equipar os meios de protecção civil”.
“Ao ceder este novo veículo de comando táctico aos bombeiros vila-realenses a autarquia está também empenhada em contribuir para a diminuição das carências de meios técnicos na área da protecção e socorro, as quais se encontram devidamente inventariadas pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro”, explica em nota de imprensa.
Na globalidade, a candidatura da AMAL ao PO Algarve 21 conta com um investimento de 4 milhões de euros, co-financiados em 85 por cento pelo Feder.
O corpo de bombeiros serve simultaneamente os concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim.