A Câmara de Olhão adquiriu um Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI) para o seu Corpo de Bombeiros, aumentando desta forma a eficiência e segurança dos soldados da paz e respectivas populações.
“O veículo cumpre a nova norma Europeia do Euro 6, no que diz respeito a chassis e motor (ainda mais amigo do ambiente) e obedece rigorosamente a todas as normas portuguesas neste tipo de veículos de bombeiros. A nova viatura é composta por uma cabina para equipa de seis bombeiros e superestrutura, com tanque de agente extintor de 2.000 litros de água e 100 litros de espumífero”, informa a autarquia em nota de imprensa.
“Tem também uma bomba de serviço de incêndio, carretel, equipamentos de extinção e supressão, hidráulicos, eléctricos, de sapador, de salvamentos e desencarceramentos, comunicações da rede operacional bombeiros e Siresp, GPS, ARICAS de compósito de carbono e APS, diversos materiais e equipamentos para estabilização de sinistrados e demais materiais e equipamentos necessários à supressão de incidentes nas operações de protecção e socorro, realizadas pelos Bombeiros”, acrescenta.
O novo VUCI possui ainda uma câmara térmica e um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), um detector de multigases e estação meteorológica, todos portáteis.
Esta nova viatura destina-se prioritariamente à intervenção em espaços urbanos, tecnológicos ou industriais, podendo intervir em operações de desencarceramento, de acordo com os protocolos estabelecidos.
A aquisição deste veículo resultou de uma candidatura de Reequipamento Estratégico do Algarve, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Algarve, e concretização do Município de Olhão, no âmbito do Programa Operacional Algarve 21, com o valor global de investimento de 241 mil e 680 euros.
Desta forma, o Município de Olhão, através do seu Corpo de Bombeiros Municipais, “reforça os meios e o necessário sentimento de segurança das populações”, conclui a autarquia.