No âmbito da candidatura ao PO ALGARVE 21 da Operação “Reequipamento Estratégico da Protecção Civil do Algarve”, em que o promotor é a AMAL e os 16 municípios algarvios, o presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, fez a entrega de 235 equipamentos de protecção individual contra incêndios florestais e urbanos ao comandante dos Bombeiros de Lagoa, Vítor Rio Alves, que também exerce as funções de comandante Operacional Municipal, responsável pela Protecção Civil no concelho de Lagoa, e a outros quadros daquela corporação de bombeiros. Presente esteve também Joaquim Lima, presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa.
A Câmara de Lagoa teve uma despesa pública aprovada no valor de 347 mil e 742 euros a que corresponde uma comparticipação de 85% do FEDER, de 295 mil e 580 euros.
Estes 235 equipamentos destinam-se à protecção individual contra incêndios florestais (179) no que se inclui calças e casacos de uniforme, botas, cógulas e luvas e 56 equipamentos para combate a incêndios urbanos, que inclui aricas, fatos nomex completos, cógulas, botas, capacetes e luvas, artigos de trabalho no valor de 65 mil e 336 euros, dos quais 35.317 euros são suportados pela autarquia lagoense e 30 mil e 19 euros, pelo FEDER.
A Câmara de Lagoa, realça, em nota de imprensa, que tem “mantido uma importante parceria humanitária com os Bombeiros Voluntários, sendo que a sua Associação é, simultaneamente, ajudada financeiramente para a consecução da sua actividade”.