Mais de cem pessoas subiram a bordo da caravela Boa Esperança em Sevilha para provarem os sabores do Algarve durante um show cooking e para descobrirem mais sobre a região que é conhecida por todos como o maior destino de férias português. A acção juntou jornalistas, entidades oficiais, trade e líderes de opinião espanhóis em torno do destino algarvio, numa acção de charme organizada pela Região de Turismo do Algarve (RTA) na passada segunda-feira, dia 9.
O modelo da iniciativa promocional foi inovador para os convidados que nunca tinham pisado uma embarcação semelhante às que se utilizaram na epopeia marítima dos Descobrimentos portugueses. Com a caravela decorada a preceito, depois de ter navegado do Algarve até ao molhe das Delícias em Sevilha, onde fundeou, a acção abriu mostrando os bons paladares da cozinha típica algarvia numa cataplana confeccionada pelo chef Augusto Lima, do restaurante Tertúlia Algarvia, em Faro. Para acompanhar, serviram-se brancos e tintos da região, numa altura em que já muito se fala sobre a nova Rota dos Vinhos do Algarve.
Este momento contou com a presença do cônsul de Portugal em Sevilha, Jorge Monteiro, da direcção da Diputación Provincial de Sevilla e do presidente da RTA, Desidério Silva, que teve oportunidade de promover o Algarve em entrevistas ao canal Sur Rádio, à EsRádio, à Cadena Ser e ao Diário de Huelva.
“O balanço da iniciativa é claramente positivo, já que estiveram presentes muitos representantes de entidades, empresas e meios de comunicação social andaluzes. Recordo que a Andaluzia tem mais de oito milhões de habitantes e regista cerca de 39 milhões de dormidas turísticas por ano, 20 milhões das quais de estrangeiros. É isso que torna a comunidade atraente para uma acção deste género em Junho», diz Desidério Silva, que esteve ainda reunido com Fernando Villalobos, presidente da Diputación de Sevilla, no dia seguinte (10) para dinamizar a oferta dos dois destinos ibéricos e renovar o acordo assinado em 2013 no âmbito da cooperação turística entre ambos.
O show cooking foi apenas a primeira de muitas acções previstas a bordo da caravela durante a sua deslocação à Andaluzia. Até ao dia 15 de Junho, a embarcação continuará atracada em Sevilha e depois seguirá rumo à baía de Cádis, a Málaga e a Almeria, ficando aberta a visitas do público e disponibilizando para venda vários artigos de merchandising da marca Algarve.