A Galeria da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, tem patente, a partir de 4 de Dezembro, a colecção particular de presépios da olhanense Zézinha Botelho.
A exposição irá contar com cerca de 60 presépios oriundos de países como o Japão, o México ou o Brasil mas também de vários países europeus, entre os quais Portugal. Do nosso país vão ser exibidos trabalhos feitos de norte a sul. A exposição contempla duas criações da artesã olhanense Vera Brás.
Os materiais utilizados pelos artesãos na confecção destas obras de arte vão desde o barro policromado ao vidro, plástico, pasta de papel, pano e cortiça, até à madeira, entre outros.
Os diversos países representados na mostra retratam o presépio de maneira diferente, embora as figuras presentes sejam invariavelmente aquelas que todos conhecemos: José, Maria e o Menino Jesus rodeados pelo burro e pela vaca.
A exposição prolonga-se até dia 6 de Janeiro do próximo ano, podendo ser visitada de terça a sexta feira, das 12 às 19 horas e ao sábado, das 10.30 às 17.
Quem é Zézinha Botelho
Maria José Botelho da Palma Bento Vasques (Zézinha Botelho) é natural de Olhão e uma apaixonada pelo coleccionismo de presépios. Ao longo da sua vida foi reunindo, fruto das suas viagens, várias destas peças ao visitar feiras de artesanato nacionais e internacionais.
Esta ilustre olhanense está aposentada do ensino, sendo actualmente segunda secretária da Assembleia Municipal de Loulé e membro da Confraria de Gastrónomos do Algarve. Faz parte da direcção, como Grande Conselheira Científica, para lá de outras actividades sociais e culturais.