A Beta Talk Portimão vai dar a conhecer, na próxima quinta-feira, dia 16, o percurso inspirador de mulheres empreendedoras que seguiram os seus sonhos e com sentido inovador deram vida, por um lado, a uma casa de férias assente no conceito de “desintoxicação digital” e por outro, uma marca de calçado nacional que está a dar agora os primeiros passos.
A partir das 19 horas, no espaço habitual do Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a Beta Talk estará à conversa com Bárbara Miranda e Rita Gomes, mentoras e fundadoras da “Offline House” www.offlineportugal.com, e Daniela Catraia, fundadora e directora criativa da marca de calçado com o mesmo nome www.danielacatraia.com.
Bárbara Miranda e Rita Gomes abriram um espaço offline em Aljezur
Bárbara Miranda e Rita Gomes são naturais de Lisboa mas foi em Londres que se conheceram, antes de Bárbara de 34 anos, arquitecta, ter viajado sozinha, durante seis meses, para o sudeste asiático e de Rita, de 36 anos, psicóloga clínica, ter participado em projectos de voluntariado e ensinado inglês na Tailândia.
Ambas saíram de Portugal em 2010, não empurradas pela crise mas quase por aventura, enquanto a Rita pediu uma licença sem vencimento, a Bárbara despediu-se e, acabaram por se cruzar na capital britânica através de amigos em comum e aqui haviam de descobrir também um sonho em comum: abrir um espaço offline, onde a tecnologia não tivesse lugar e se desse primazia às relações humanas.
Com vontade de regressarem a Portugal, aproveitaram um programa governamental de apoio financeiro ao regresso de emigrantes – VEM, para avançarem com a criação da marca Offline Portugal assente num conceito de “desintoxicação digital”.
Em Abril deste ano as duas amigas abriram as portas da “Offline House”, uma casa de férias na zona de Aljezur que convida a passar uns dias sem existência virtual e onde o yoga, o surf e a música são os principais meios para uma “desintoxicação”, porque defendem que “ só se estivermos offline é que conseguimos conectar verdadeiramente com os outros, com a natureza e com nós próprios”.
Daniela Catraia conjuga design, arquitectura e moda na sua marca
Daniela Catraia é natural de Portimão e estudou Arquitectura na Faculdade de Évora mas desde sempre a área da Moda a fascinou. No ano em que trabalhava na tese de mestrado resolveu inscrever-se simultaneamente num curso atelier de design de calçado na Lisbon School of Desig e com os resultados obtidos após a formação sentiu-se com a motivação necessária para arriscar e criou a sua própria marca.
A arquitectura continuou a ser uma inspiração, e a marca Daniela Catraia acabou por ser uma conjugação de todas essas influências – design, arquitectura e moda, através da exploração de novos materiais e formas de os coordenar, com soluções para criar um alto nível de conforto e estilo, o resultado é um produto de design com uma linguagem conceptual e minimalista, num registo contemporâneo casual e desportivo.
As suas colecções estão à venda na loja online oficial e em lojas parceiras associadas, de norte a sul do país. Com um ano e meio de existência, a marca Daniela Catraia já conta com a participação nas duas últimas edições da ModaLisboa e várias publicações em revistas e blogs de referência na área da moda. A sua ambição é continuar a crescer, tendo a consciência plena de que ainda há muito mais por palmilhar, quer continuar a investir na expansão da marca e a exportação é o principal caminho.
Como é habitual na Beta Talk o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer sumo e snacks para partilhar.