Pela segunda vez consecutiva a Câmara de Alcoutim integra o restrito clube das autarquias mais familiarmente responsáveis.
Dos 308 concelhos que compõem a totalidade dos municípios portugueses apenas 61 foram escolhidos para integrar a lista de municípios cujas Câmaras Municipais receberam a Bandeira Verde, atribuída às Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis.
Alcoutim integra pela segunda vez consecutiva este restrito clube fruto das políticas adoptadas em todo o concelho pelo executivo liderado pelo presidente Osvaldo Gonçalves no que respeita ao apoio às famílias.
A distinção de carácter nacional é atribuída pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas e resulta da análise realizada pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a vários indicadores em cada município nacional, nomeadamente: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e família.
Osvaldo Gonçalves recebeu a Bandeira Verde em nome do Município de Alcoutim
O autarca alcoutenejo, Osvaldo Gonçalves deslocou-se no final de Novembro a Coimbra onde recebeu a bandeira verde da iniciativa “Autarquia + Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que teve lugar no Auditório da Fundação CEFA.
Para o presidente da Câmara Municipal, “mais do que o reconhecimento público das políticas adoptadas no concelho para apoiar as famílias alcoutenejas, o que é relevante é saber que as políticas que pensamos e implementamos em Alcoutim para dar apoio às famílias dão frutos no terreno, permitindo uma melhor qualidade de vida aos agregados familiares e a manutenção da estratégia do município no combate à baixa natalidade que desde a primeira hora tem sido um dos desafios assumidos pela Câmara Municipal como prioritários”.
O presidente da Câmara assume o compromisso de manter, inovar e alargar as medidas que possam melhorar a vida das famílias do concelho nas mais variadas áreas e que consolidem o trabalho realizado até agora, desejando que a distinção atribuída à Câmara Municipal se repita como forma de garantia de que o esforço da autarquia nesta matéria é contínuo.
(Artigo publicado na edição papel do Caderno de Alcoutim)