O Auditório Municipal de Olhão recebe no próximo sábado, pelas 21.30 horas, um espectáculo da Banda Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho, que assinala e comemora 153 anos de existência. O concerto conta ainda com a presença do Grupo de Cantares Alentejanos de Moura, convidado para a ocasião.
A Filarmónica 1º de Dezembro é uma das mais antigas bandas do Algarve e do país e resulta da fusão de outras duas existentes na então aldeia de Moncarapacho. Em 1862, o pároco Simas sabendo das divergências, conseguiu reunir os músicos numa só, tornando-se seu maestro.
Actualmente, a Banda Filarmónica 1º de Dezembro, está constituída como Associação Cultural e desenvolve a sua actividade na Casa do Povo de Olhão sediada em Moncarapacho. Constituída por 30 elementos com idades que variam entre os 10 e os 50 anos, tem como maestro Luís Pisco Rodrigues. Na Casa do Povo, para além dos ensaios e preparação dos concertos, funciona ainda uma escola com vários monitores habilitados, frequentada por crianças e adultos que querem aprender música de forma gratuita.
A Banda de Moncarapacho já recebeu a medalha de mérito grau ouro da Câmara de Olhão, que se afirma “parceiro institucional e sempre disponível no auxílio daquela que é uma referência cultural do concelho”.