O Banco Solidário Animal (BSA) regressa às lojas já no próximo fim de semana para uma recolha nacional de alimentos e de outros bens de primeira necessidade para animais de companhia em situação vulnerável.
Sob o mote “Chegou a sua hora de ser o melhor amigo deles”, a iniciativa, que apoia diretamente mais de 60 mil animais em risco, constitui para a grande maioria das associações e grupos participantes a principal fonte de angariação de alimentação para os animais que têm a cargo.
A campanha vai decorrer nos dias 6 e 7 nas lojas Auchan e My Auchan de todo o país. “À semelhança de algumas campanhas realizadas em 2020, e dada a gravidade da situação epidemiológica, não vai haver presença de voluntários em loja, sendo os participantes convidados a deixarem os seus donativos em boxes identificadas e disponíveis para o efeito”, segundo explica o Banco Solidário Animal.
Entre os produtos mais necessários figuram ração seca e húmida para cão e gato e areia. Os interessados poderão ainda contribuir com produtos de higiene e limpeza, trelas, coleiras ou comedouros.
Em paralelo com a iniciativa em loja, decorre já a partir de amanhã uma campanha de vales que se prolonga até dia 14. Os vales vão estar disponíveis nas linhas de caixa e em www.auchan.pt e, além de produtos básicos, dão a possibilidade de contribuir com cabazes solidários.
Os bens doados serão distribuídos por mais de 300 associações e grupos informais de apoio animal e por famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo inscritos nos Programas de Apoio da Animalife, a entidade promotora e organizadora do BSA.
2020 foi um ano particularmente difícil para as associações e grupos de proteção animal, que, dada a pandemia de Covid-19, viram cair todo o tipo de apoios – tanto de pessoas individuais como de entidades privadas –, nalguns casos de forma drástica. Mais de metade das associações nacionais de apoio animal admite que tem tido dificuldade no acesso a produtos e bens necessários ao seu dia-a-dia, entre os quais alimentação para cão e gato.
O BSA acontece habitualmente três vezes por ano (fevereiro, maio e setembro/outubro), em hipermercados e supermercados de todo o país.
No ano passado, a pandemia de Covid-19 obrigou ao cancelamento de algumas campanhas em loja, o que se refletiu no dia-a-dia das centenas de associações abrangidas pela iniciativa. 2021 promete voltar a ser um ano difícil. Daí a importância da participação de todos nesta campanha.
“A Animalife arrancou o ano com a perspetiva de várias campanhas em loja, o que, dada a evolução da pandemia, teve de ser repensado”, refere Rodrigo Livreiro, presidente da direção da Animalife.
“Esta é, também por isso, uma iniciativa fundamental para muitas das associações participantes”, adianta.
“Vamos tentar junto de diversos parceiros estudar alternativas que os permitam continuar a apoiar ativamente o bem-estar dos milhares de animais que o BSA apoia diretamente”, conclui.
Sobre a Animalife
A Animalife é uma associação de sensibilização e apoio social e ambiental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em outubro de 2011, cujo objetivo é diminuir o grave problema do abandono animal, atuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias.
Ao longo dos anos, tem investido em três linhas de ação: apoio a associações e grupos de proteção animal; apoio a famílias em situação de carência económica; e acompanhamento de pessoas em situação de sem abrigo com animais a cargo.
A forma como trabalha a vertente animal-social, procurando ajudar não só os animais, mas também as famílias por eles responsáveis, contribuindo para a sua capacitação e apoiando no acesso aos recursos sociais existentes, torna a sua atuação pioneira em Portugal.
Em 2015, a Animalife foi distinguida como uma Iniciativa de Elevado Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social pelo IES (Instituto de Empreendedorismo Social).
Atualmente a associação ajuda 335 entidades de apoio animal, 170 protetores individuais, cerca de 500 famílias e mais de 100 pessoas em situação de sem abrigo, num universo de aproximadamente 60 mil animais apoiados.
A Animalife é também a entidade criadora e organizadora do Banco Solidário Animal (BSA), a maior campanha nacional de recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais, que acontece três vezes por ano (fevereiro, maio e setembro/outubro), em hipermercados e supermercados de todo o país, incluindo ilhas.