O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve realiza mais uma campanha de recolha de alimentos no fim-de-semana de 31 de Maio e 1 de Junho.
Esta recolha visa abranger cerca de 70 instituições que prestam apoio a aproximadamente 15 mil pessoas, das quais 2.500 são crianças com menos de 12 anos, em todo o Algarve.
Segundo refere aquela instituição em nota de imprensa, “a actividade diária do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve só é possível graças ao trabalho diário de uma equipa de 80 voluntários e de pessoas que, ao abrigo de acordos com o Instituto Emprego e Formação Profissional (desempregados), Instituto Reinserção Social (trabalho a favor da comunidade) e da Segurança Social (rendimento social de inserção), trabalham no Banco Alimentar, tanto em Faro como em Portimão”.
Contrariamente às expectativas mais pessimistas, o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BACFAlg) cresceu aproximadamente 60% de 2012 para 2013, graças não só aos alimentos que são doados durante as campanhas, como a que se avizinha e que representam 35% do total distribuído, mas igualmente graças a vários projectos com diversas empresas doadoras que regularmente encaminham alimentos para o BACFAlg. Após sete anos de trabalho, foram distribuídas mais de quatro mil toneladas de alimentos, o equivalente cerca de 4,5 milhões de euros.
No que respeita à Campanha “Papel por Alimentos”, o Banco Alimentar dá conta que “foi um enorme sucesso. No 1º trimestre deste ano recolhemos 125.440 Kg. de papel e fomos os 2ªs a nível nacional. Crescemos 9,8% em termos comparativos com o mesmo período do ano passado”.
Voluntários são necessários
Nesta campanha, serão necessários 2.500 e 3.000 voluntários nos armazéns de Faro e Portimão, nas 140 lojas aderentes e nos 120 meios de transporte (empresas, associações, autarquias, bombeiros e particulares). Assim, todos aqueles que quiserem colaborar e prestar serviço voluntário devem contactar o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve através do e-mail: [email protected].
No mesmo fim-de semana, terão lugar no Estádio do Algarve as 24 Horas de BTT, organização da Altimetria em parceria com ALGAR. Durante a prova terão lugar uma série de actividades para todas as idades e que serão de entrada livre. A todos os visitantes é pedido que levem materiais recicláveis, sendo a totalidade do material recolhido pela ALGAR trocado por alimentos para crianças até três anos e entregue ao Banco Alimentar Contra Fome do Algarve.