A iniciativa Baixa Street Fest regressou esta sexta-feira à baixa da cidade de Faro para mais um conjunto de actividades de animação de rua que vão procurar tornar o centro da capital de distrito mais atractivo para a população local, visitantes e turistas.
À semelhança do ano passado a iniciativa de animação do centro de Faro tem por base um protocolo que une várias associações, designadamente a ACRAL, a AIHSA e a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro, e o município.
O Baixa Street Fest que o ano passado trouxe à baixa da cidade, sempre à sexta-feira à noite, milhares de pessoas fazendo regressar o bulício das noites de Verão à zona central da cidade e, muito em particular, às ruas pedonais com a Rua de Santo António como centro das atenções, repete-se assim neste Verão.
Para o presidente da Câmara, que passou por vários dos locais de animação na noite da passada sexta-feira, o Baixa Street Fest surge também em resposta às expectativas de todos os que visitam a cidade pois, para além da intensa procura de alojamento a que tem assistido, Faro tem vindo a corresponder da melhor forma pela qualidade dos espaços de restauração, bares e serviços turísticos que têm aparecido, face a um aumento muito significativo de visitantes e turistas que cada vez mais nos visitam”.
Até 25 de Agosto as noites de sexta-feira marcam a diferença em Faro
O projecto de animação, que tem como principal mentor o vice-presidente da autarquia Paulo Santos, traz para a baixa da cidade às sexta-feiras – entre as 21 e as 24 horas e entre 30 de Junho e 25 de Agosto – um sem fim de propostas de animação para promover a cultura, as artes e a interação da população e dos visitantes com o comércio e os espaços públicos da baixa de Faro.
Arruadas, concertos, teatro, novo circo a espetáculos de luz e som integram o cardápio da iniciativa e o envolvimento do comércio é um dos traços distintivos do evento, com os estabelecimentos aderentes a proporcionarem descontos e horário de funcionamento alargado até às 24 horas.
Na passada sexta-feira os farenses e turistas não se fizeram rogados e encheram as ruas da baixa da cidade de par em par. A juntar-se à mole humana atraída pelo Baixa Street Fest, milhares de ginastas presentes em Faro no âmbito da Festa Nacional da Ginástica deixara a cidade recheada de muitos milhares de pessoas.
O Largo da Pontinha, a zona junto à Doca de Faro, a Rua de Santo António e as zonas pedonais adjacentes foram pouco espaçosas para acolher os muitos que não deixaram de marcar presença, provando que a iniciativa de sucesso do ano passado regressou em força e capaz de mobilizar as pessoas.
Agora já sabe que às sextas-feiras há razões de sobra para visita a baixa de Faro à noite, entre as 21 e as 24 horas. O próximo Baixa Street Fest é já dia 7 de Julho, não perca a oportunidade de sair de casa e passar bons momentos no centro de Faro.