O aumento constante no preço do azeite não apresenta sinais de abrandamento e, em Espanha, atingiu níveis sem precedentes: após um aumento de mais de 150% nos custos na fonte nos últimos dois anos, o litro nas lojas situa-se agora em torno dos 15 euros. A situação pode agravar-se devido à escassez de chuva que afetou a produção, resultando numa significativa diminuição do consumo.
A Interprofissional do Azeite, organização espanhola do setor citada pelo Executive Digest, alertou no início da campanha em outubro passado que nos próximos meses os preços continuarão a aumentar, exortando os consumidores a evitar acumular stocks. “Neste momento, nesse tipo de cenário, o melhor é comprar o que precisa. Fazer stock é uma fuga para frente, causaria uma alta maior nos preços porque colocaria maior tensão nos mercados”, explicou Teresa Pérez, citada pelo El Economista.
Em novembro passado, o preço na origem abrandou ligeiramente devido às expectativas de uma boa colheita, no entanto, nas últimas semanas, o preço voltou a subir, e o azeite virgem extra ultrapassa agora os 8,2 euros por litro.
O problema subjacente é que a nossa vizinha Espanha enfrentou duas campanhas com uma produção muito baixa devido à seca. Embora a média dos últimos anos tenha sido de 1,4 milhões de toneladas, os valores atuais situam-se cerca de 50% abaixo, com impactos claros no consumo.
De acordo com dados da Anierac, a associação dos engarrafadores, o consumo diminuiu mais de 20% até novembro, totalizando 231,5 milhões de litros.
Leia também: Uma cidade algarvia entre as 10 mais acessíveis para viver em Portugal. Conheça a lista