A capitania do porto de Faro promove no próximo dia 23 de Setembro um exercício de salvamento marítimo, com o objectivo de testar o “Plano de Salvamento Marítimo da Barra Comum Faro/Olhão”, empenhando, para isso, meios das capitanias dos portos e dos comandos-locais da Polícia Marítima de Faro e de Olhão e do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), bem como meios navais da Marinha.
Conta ainda com a colaboração da Autoridade Portuária, do Aeroporto de Faro, da Associação “Olhão Pesca” e da empresa “TUNIPEX”.
Programa da iniciativa
10 horas: Briefing e visita à sala de Operações
10.30 horas: Embarque na embarcação “MARIN”
11 horas: Início do exercício
12 horas: Fim do exercício com regresso a Faro
A iniciativa insere-se numa estratégia da Autoridade Marítima Nacional de rever o planeamento de emergência em todas as capitanias dos portos, associado ao risco acrescido de acidentes marítimos no período de Outono e Inverno, face às condições meteorológicas prevalecentes nessa época do ano.
Tendo em conta o historial desses acidentes, as barras dos portos são locais com prevalência significativa deste tipo de ocorrências. Desta forma, têm vindo a ser desenvolvidos planos de emergência de salvamento para as barras.