O presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, foi escolhido para voltar a encabeçar a lista do PS à presidência do município algarvio nas eleições autárquicas de 2021, anunciou hoje a concelhia do partido.
Esta será a terceira candidatura de Vítor Aleixo à presidência da Câmara de Loulé, depois das vitórias alcançadas em 2013 e 2017, e a sua lista terá como lemas “As pessoas em primeiro lugar” e “Ninguém ficará para trás”, desvelou o PS.
“A recandidatura de Vítor Aleixo também se justifica porque o trabalho que a sua equipa tem vindo a desenvolver ao longo destes anos se revelou determinante para uma maior projeção do concelho e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, também, porque este projeto ainda não está terminado”, argumentou a comissão política concelhia socialista num comunicado.
O PS de Loulé destacou o trabalho autárquico feito por Vítor Aleixo nos últimos oito anos em áreas como a saúde, a ação climática e o ambiente, a educação ou a cultura e definiu a habitação social como o projeto “mais ambicioso, mais diferenciador e que vai exigir mais” da equipa de Vítor Aleixo, caso seja eleito para um terceiro mandato nas eleições este ano.
“Com efeito, para além de se pretender resolver os problemas mais urgentes das pessoas e que a pandemia revelou de forma mais evidente, pretendemos também concluir um conjunto de projetos estruturantes que irão marcar o território e que trarão mais emprego, mais riqueza e uma melhor qualidade de vida para todos”, considerou Vítor Aleixo, citado no comunicado.
A concelhia socialista considerou ainda que a escolha de Vítor Aleixo para concorrer à autarquia permite “continuar a transformar Loulé num concelho cada vez mais justo, inovador, inclusivo e atrativo para viver, trabalhar e visitar”.
Neto do poeta António Aleixo, Vítor Aleixo nasceu em 1956 e assumiu pela primeira vez o cargo de presidente da Câmara de Loulé em 1999, em substituição de Joaquim Vairinhos, que renunciou ao mando após 10 anos à frente da autarquia, sendo depois eleito eurodeputado.
Em 2001 tentou pela primeira vez vencer as eleições para o município como cabeça de lista pelo PS, mas acabou por perder as eleições para Seruca Emídio, do PSD, que se manteve no cargo até à primeira eleição de Vítor Aleixo para a presidência, em 2013.
Em 2017, Vítor Aleixo foi reeleito com maioria absoluta e garantiu para o PS sete dos nove eleitos da Câmara Municipal, com dois da coligação “Todos pelo nosso Concelho”, que juntou PSD, CDS-PP e MPT.
Loulé é o concelho com o território mais extenso e com mais população do distrito de Faro.
Tem cerca de 70.000 habitantes e nove freguesias, entre elas Almancil, Quarteira e Boliqueime, onde se encontram algumas das principais zonas balneares e ‘resorts’ turísticos de luxo, como Vilamoura, a Quinta do Lago ou Vale do Lobo.