O músico Saul Rosa foi escolhido para ser o candidato do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) à Câmara de Vila Real de Santo António e colocou a “transparência” da gestão entre os principais objetivos do projeto que encabeça.
Com licenciatura em Música, na vertente Instrumentista de Orquestra, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, Saul Rosa contou à Lusa que aceitou o desafio de liderar a lista do PAN à autarquia do distrito de Faro para “criar uma alternativa para a população de Vila Real de Santo António, Monte Gordo e [Vila Nova de] Cacela”.
Com 31 anos, o candidato afirma querer “terminar com o ciclo vicioso de desilusão e desconfiança” criado pelas “más práticas de gestão” que dos executivos PSD nos últimos anos naquela autarquia do distrito de Faro.
O candidato do PAN à Câmara de Vila Real de Santo António afirmou que a recetividade ao projeto político que apresenta “tem sido surpreendentemente positiva” e contado com “uma abrangência e uma adesão” das pessoas com quem tem contactado.
“Uma das principais medidas é tornarmo-nos numa Câmara transparente”, elencou, frisando que esta matéria é, para o PAN, “essencial” para a “prestação de contas” e que, caso vença, pedirá “uma auditoria independente às contas do município dos últimos anos” para “perceber o estado atual” das finanças municipais.
Saul Rosa disse que a sua candidatura visa também “colocar fim à dicotomia ideológica entre esquerda e direita” e “trocar esta visão pelo progressismo pragmático e ecocêntrico”, depois de 16 anos de gestão PSD marcados pela “opacidade”.
A habitação, o “acesso a casas condignas” e a “erradicação do arrendamento precário” são outros dos objetivos da candidatura do PAN ao município algarvio, juntamente com o “bem-estar animal” e a “criação de um hospital veterinário municipal” para dar apoio e cuidado a “animais errantes”, a “associações zoófilas” ou a “famílias carenciadas”, referiu.
A cultura é outros dos setores em que quer apostar: “Acreditamos que sem cultura não há identidade e queremos valorizar a cultura do concelho, criando parcerias com instituições de ensino reconhecidas ou outras entidades capazes de fornecer esta aprendizagem”, disse ainda o candidato do PAN.
Saul Rosa tem já como rivais conhecidos nas eleições autárquicas para a Câmara algarvia Luís Gomes, ex-presidente da autarquia (2005-2017) que volta a candidatar-se pelo PSD, Álvaro Araújo, pelo PS, Álvaro Leal, que se recandidata pela CDU, Celeste Santos, do BE, Marcelo Jerónimo, pelo movimento independente Construir o Futuro e David Costa, pelo Chega.
Nas últimas eleições para a Câmara de Vila Real de Santo António, em 2017, o PSD venceu com maioria absoluta e obteve quatro dos sete eleitos em disputa, contra dois do PS, segunda força mais votada, e um da CDU.
As eleições autárquicas realizam-se a 26 de setembro.