O professor Alexandre Nunes é o nome escolhido pela CDU para ser o “primeiro candidato” à Câmara de Lagos, no distrito de Faro, anunciou a coligação que junta PCP e PEV.
Em comunicado, a CDU indica que o candidato, de 46 anos, assume atualmente funções na Assembleia Municipal de Lagos, onde é membro da Comissão Permanente de Cultura, Ensino e Desporto.
Alexandre Nunes é natural de Castelo Branco e reside em Lagos desde 1999, sendo professor de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico desde 1997, lecionando, atualmente, na Escola das Naus.
Licenciado em Ensino Básico: Variante Matemática e Ciências Naturais pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, exerceu funções “em diferentes escolas e pertence ao Quadro de Agrupamento de Escolas Gil Eanes desde 2014”.
No âmbito da sua carreira como professor tem realizado diversas formações na área do ambiente e educação para a sustentabilidade e participado em diversos projetos europeus no âmbito do Projeto Erasmus, lê-se na nota.
Alexandre Nunes fez ainda parte da direção do Sindicato dos Professores da Zona Sul durante dois mandatos, entre 2009 e 2013 e entre 2013 e 2017.
Segundo a CDU, “com trabalho, honestidade e competência” a coligação compromete-se a “reforçar a sua intervenção em defesa dos interesses das populações, do poder local democrático e do desenvolvimento do concelho, do Algarve e do país”.
O atual presidente da Câmara de Lagos, Hugo Pereira (PS), assumiu o cargo em outubro de 2019, depois de a sua antecessora, Joaquina Matos, eleita em 2013, ter renunciado ao lugar para integrar as listas do partido às eleições legislativas.
O ex-vice presidente da autarquia já anunciou que é o candidato do PS à presidência da Câmara de Lagos, lista que inclui Joaquina Matos como candidata à presidência da Assembleia Municipal de Lagos.
A Câmara de Lagos é governada pelo PS desde 2002, depois de Júlio Barroso ter vencido as autárquicas em 2001 e recuperado a autarquia ao PSD.
Desde então, os socialistas têm governado o município com maioria absoluta, detendo atualmente cinco dos sete eleitos.
A coligação PPD/PSD/CDS-PP/MPT/PPM tem um eleito, assim como o Movimento Lagos Com Futuro.