O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) entregou esta segunda-feira em tribunal as listas para formalizar as candidaturas de Elza Cunha para a presidência da Câmara de Faro e de Paulo Batista à Assembleia Municipal.
Além das listas à Assembleia e à Câmara Municipais de Faro, o PAN formalizou ainda as candidaturas de Carlos Edgar à União de Freguesias de Faro, de Paulo Baptista à Junta de Santa Bárbara de Nexe e de Abílio Guerreiro à freguesia de Montenegro, referiu o partido, em comunicado.
O PAN apresenta-se às eleições autárquicas de 26 de setembro no município de Faro como uma “alternativa às candidaturas do bloco central” e com a candidata à presidência da Câmara a considerar necessário “dar resposta aos problemas” herdados, para “olhar para o futuro com a esperança de renovação e prosperidade”.
“O PAN em Faro tem por objetivo trazer novas perspetivas com soluções inovadoras e sustentáveis para a administração do concelho. Soluções focadas naquelas que são também as grandes bandeiras nacionais do partido – o bem-estar de pessoas e animais e a preservação da natureza”, prossegue a nota.
Os “impactos” da atividade turística no “ambiente, habitação e mobilidade” ou a “carência de recursos no SNS [Serviço Nacional de Saúde]”, ao nível “humano, de equipamentos ou de espaço físico”, são também “áreas prioritárias” a que a candidatura de Elza Cunha irá focar-se.
“A população sénior é outra das preocupações do PAN, que pretende alargar e criar condições dignas de vida a quem se encontra em situação mais vulnerável”, referiu o partido, que quer também valorizar a cultura “enquanto veículo promotor da diversidade e interculturalidade, da maior participação da comunidade nas decisões do executivo, da clarificação dos processos e da transparência”.
Com um percurso profissional ligado à prática clínica na área das dependências, Elza Cunha disse na apresentação da candidatura, em junho, que iria ter “uma postura responsável e construtiva no sentido de aproximar as políticas do município aos valores ambientais, de direitos sociais e humanos e de proteção e bem-estar animal”.
“As alterações climáticas são o desafio das nossas vidas. Mais do que palavras, precisamos de ações”, disse a candidata do PAN na ocasião.
Elza Cunha tem como adversários conhecidos o atual presidente da autarquia, Rogério Bacalhau (PSD/CDS-PP/IL/MPT/PPM), João Marques (PS), Catarina Marques (CDU), Aníbal Coutinho (BE) e Custódio Guerreiro (Chega).
Atualmente, a Câmara de Faro conta com uma maioria absoluta da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/, que venceu as eleições autárquicas em 2017 com 11.753 votos (43,94%), conquistado cinco dos nove eleitos em disputa, contra os 10.181 (38,06%) do PS, segunda força mais votada, que ficou com os restantes quatro.
A CDU ficou em terceiro lugar, com 1.975 votos e 7,38%, o BE em quarto, com 819 e 3,06%, o PAN em quinto, com 620 votos e 2,32%, e o último posto foi para a candidatura independente liderada por Humberto Correia, conhecido como Candidato do Amor, com 490 votos e 1,38%.