O técnico de diagnóstico Nuno Cordas é o candidato apontado pela CDU como cabeça de lista para concorrer à presidência da Câmara de Portimão nas autárquicas deste outono, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a CDU assume a intenção em recuperar “um vereador no executivo municipal, capaz de levar a voz dos trabalhadores e das populações” àquele município do distrito de Faro dominado pelo PS desde 1976.
Nuno Cordas, de 39 anos, é técnico superior de diagnóstico e terapêutica na área farmacêutica, sendo, para além de árbitro jubilado pela Associação de Futebol do Algarve, observador da Federação Portuguesa de Futebol.
É também microempresário no setor dos transportes e turismo e membro da Comissão Concelhia de Portimão do PCP, tendo sido mandatário da candidatura de João Ferreira ao Parlamento Europeu, pelo concelho de Portimão.
Em comunicado, a coligação que congrega o PCP e o PEV refere que Portimão é marcado por “profundas desigualdades, pela falta de investimento municipal, por negócios e opções que ao longo dos anos arruinaram as finanças do município, pela ausência de valorização dos trabalhadores da autarquia e dos serviços públicos”.
A CDU destaca que o candidato manteve um “permanente contacto” com a comunidade de Portimão durante a última década através do “exercício das suas funções numa farmácia comunitária”. Nuno Cordas é também dirigente associativo e formador nas áreas da saúde e arbitragem.
A autarquia de Portimão é liderada por Isilda Gomes – já indigitada pela federação algarvia do PS como candidata -, que governa com maioria e vai agora candidatar-se a um terceiro e último mandato.
Nas eleições autárquicas de 2017, o PS obteve quatro mandatos, a coligação CDS-PP/PSD/MPT/PPM dois e o Bloco de Esquerda um.
O PSD já assumiu Rui André, atual presidente da Câmara de Monchique como o seu candidato a Portimão, dada a impossibilidade de se recandidatar em Monchique devido à limitação de mandatos.
A CDU apresentou também Lurdes Melo como candidata à Assembleia Municipal de Portimão, lugar que já ocupa desde 2017.
Com 58 anos, é advogada na Comarca de Portimão e licenciada pela Faculdade de Direito pela Universidade de Coimbra.
Foi candidata da CDU à Assembleia da República, pelo círculo de Faro, em 2019.